Mais uma vez o Clube de Engenharia se encontra em eleições para o conselho diretor e a Chapa CEU apresenta novos nomes com ilustres candidatos a ocupar os cargos.
Contamos com o apoio de todos para continuar a luta e o trabalho no conselho diretor e apoio ao nosso programa e ao presidente Francis Bogossian.
Candidatos:
Benedicto Humberto Rodrigues Francisco
Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1964), graduação em Licenciatura em Português e Literatura pela Federação das Faculdades Celso Lisboa (1983), mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976) e doutorado em Geociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é consultor ad- hoc sem vinculo - Financiadora de Estudos e Projetos. Atuou como conselheiro da Sociedade Brasileira de Geologia, foi presidente da Sociedade Brasileira de Geologia, foi chefe e subchefe da diretoria Técnica de Recursos Minerais -sem vinculo - Clube de Engenharia e vice-presidente do Centro Brasileiro de Arqueologia. Atual Diretor do CBA, subchefe da Divisão de Engenharia do Ambiente do Clube de Engenharia e Conselheiro do Clube de Engenharia. Professor adjunto ida Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro de 1970 a 1987 e em seguida da Universidade Federal do Rio de Janeiro no Museu Nacional, tendo sido professor assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, professor das universidades Gama ilho, Souza Marques e Unisuam Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Estratigrafia e Geologia do Quaternário e Ambiental Associado da Sociedade Brasileira de Geografia.
Estellito Rangel Junior
Eng. eletricista pela UVA (1978), Certificado na Inglaterra em prevenção de explosões. Petrobras / E&P. Coordenador dos congressos internacionais ESW (segurança em eletricidade) e PCIC (instalações indústria do petróleo e gás). Atuante nas DTE Eng. Industrial e Eng. Segurança. Certificado na Inglaterra em prevenção de explosões, com trabalhos publicados no país e no exterior, palestrou no Clube sobre as explosões de bueiros. Representa o Brasil na IEC – International Electrotechnical Commission. Recebeu o Prêmio Abracopel 2009 e a medalha Pioneiro da Segurança 2011 pelas contribuições à segurança em eletricidade. Ex-Diretor da AEPET, é membro da ABNT, ABEE e IEEE.
Fernando José Correa Lima Filho
Engenheiro Eletrônico e Eletricista – USU 1980/1983 – Especialista em Telecomunicações. Trabalhou na INB por10 anos. Ex-Conselheiro do CREA-RJ, por dois mandatos-Ex- chefe da DETI e DEP, atual Vice-chefe da DFE e Conselheiro do Clube de Engenharia, concorrendo a reeleição para o 3° mandato. Também Diretor Técnico da COLTEL TELEFONIA LTDA.
Fábio Machado Resende
Nascido no Rio de Janeiro em 1944, formado em Engenharia Elétrica pela PUC – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em 1968, com mestrado em Engenharia de Sistemas de PFoi Diretor de Operação do Sistema e de Comercialização de Energia de FURNAS Centrais Elétricas S.A., de 2003 a 2008. Nesse período foi membro do Conselho de Administração do ONS e do CEPEL, e do Conselho Consultivo da COPPETEC. Além dessas atividades profissionais, foi Diretor do Ilumina - Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Elétrico (1999-2002) e do SENGE-RJ (986-1989), bem como Conselheiro do CREA-RJ (1981-1984). É autor de diversos artigos sobre equipamentos e linhas de transmissão apresentados no Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica e no CIER entre 1977 e 2001 e um dos autores do livro Equipamentos Elétricos – Especificação e Aplicação em Subestações de Alta Tensão, publicado pela UFF em 1985.
Guilherme de oliveira Estrella
Graduou-se, em 1964, pela Escola Nacional de Geologia – atual Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ingressou na Petrobras em 1965 como geólogo-de-poço do Departamento de Exploração, atuando na Bacia do Recôncavo. Atuou como Diretor do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e atualmente exerce o cargo de Presidente do Conselho de Administração daquela instituição.
Iara Maria Linhares Nagle
Engenheira Civil – UFJF/1983; Pós-graduação Eng. Produção – Coppe-UFRJ/1985; Especialização Legislação Ambiental – PUCRIO/2008; Trabalhou como engenheira no ex-BNH e na TV Educativa; Professora Auxiliar UNIVERCIDADE - Informática e Marketing; Atua como Perita de Juízo e Assistente Técnica de Parte, em Varas Cíveis e Fazenda Pública na Justiça Estadual de RJ/SP/MG e na Justiça Federal de RJ/MG; Trabalha com consultoria de negócios e imobiliária, como profissional liberal; Ex-Conselheira Federal CONFEA; Ex-Conselheira Regional CREA-RJ; Ex-Conselheira da ABEA; Ex-Diretora e Ex-Conselheira FEBRAE; Ex-Conselheira e Ex-Diretora Técnica e Tesoureira IEL; Ex-Representante SENGE-RJ; Participa das DTE’s de Eng.Econômica e de Meio Ambiente do Clube de Engenharia.
Irineu Soares
Engenheiro Mecânico formado pela UFRJ, com cursos de especialização em Engenharia de Equipamentos (PETROBRAS), Engenharia Econômica (UFRJ), MBA Management (FGV) e cursos diversos na área de gestão de organizações. Trabalha na PETROBRAS, tendo atuado em atividades de Projetos de Engenharia de instalações industriais e participado da implantação da atividade de Engenharia Básica no Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES). Participou de atividades de contratação, desenvolvimento e comercialização de tecnologia, tendo coordenado missão de transferência de tecnologia nos EUA. Exerceu funções gerenciais na área de Engenharia de Projetos na Refinaria Duque de Caxias e no CENPES. Participou da implantação de Sistemas de Gestão e de atividades de Análise de Riscos e Engenharia da Confiabilidade. Foi membro da American Society of Mechanical Engineers (ASME), Conselheiro do CREA-RJ, Diretor e Vice-Presidente da Associação de Engenheiros da Petrobras (AEPET). Atualmente, é membro do Conselho Diretor do Clube de Engenharia e exerce a função de Assistente de Diretor da PETROBRAS.
Joberto Macedo Pimentel
Engº. Civil – ENE – UFRJ – Turma de 1952. Foi auxiliar de ensino na UERJ, Prof. auxiliar, Prof. contratado na FIO-CRUZ e no IBAM. Lecionou: Inst. Hidráulicas Prediais e Sist. de Esgotos. Na faculdade de Engª. da UERJ ocupou os seguintes cargos: Coord. da Área de Const. Civil, Coord. Saneamento Urbano e vice chefe do DESMA. Aposentou-se em 1995.
José Amaro Barcelos Lima
Graduação em Engenharia Elétrica – Universidade Veiga de Almeida – 1981 Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho – Universidade Federal Fluminense – 1996Mestrado em Sistemas de Gestão – Universidade Federal Fluminense - 2010, Curso de Formação de Peritos Judiciais na Área Trabalhista – UFF/ABPA Curso de Extensão em Perícias e Auditorias de Engenharia Ambiental – ABENC. Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Crea-RJ, na gestão 2010. 3º Diretor Financeiro na gestão 2011. Diretor do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro - SENGERJ
Marcio Ellery Girão Barroso
63 anos, cearense, formado na USP – Escola de Engenharia de São Carlos, onde fez o seu mestrado em Estruturas, assumiu cargos relevantes em importantes empresas de engenharia: Promon, Cobrapi, BP Mineração. Desde 1987 é empresário de informática incluindo aplicações à engenharia. No Clube de Engenharia, está pleiteando o seu 4º mandato seguido no Conselho Diretor, tendo a este dedicando todos os esforços para o prestígio de nossa profissão no país. Foi articulador e cofundador de sua Divisão Técnica de Ciência e Tecnologia – DCTEC.
Marcio Patusco Lana Lobo
Engenheiro de telecomunicações pela PUC-RJ em 1973, trabalhou na Nec do Brasil, onde se especializou na Nec-Tokyo, e na Embratel, por 25 anos, tanto no período estatal como no período privado, foi responsável pela introdução de novas tecnologias de redes. Representante brasileiro em diversas reuniões da UIT (União Internacional de Telecomunicações) e autor do livro “RDSI: A Infraestrutura para a Sociedade da Informação”. É membro das CBCs (Comissões Brasileiras de Comunicações) da Anatel e conselheiro do Instituto Telecom. Atualmente chefia a Divisão Técnica de Eletrônica e Tecnologia da Informação – DETI – do Clube de Engenharia.
Maria Alice Ibanez Duarte
Engenheira Química graduada pela UFRGS. Pós-graduada em Gestão Ambiental pela Escola Politécnica da UFRJ. De 1976 a 1997 Química de Petróleo na Divisão de Catalisadores do CENPES/PETRObraS. Atualmente exerce a Chefia do Laboratório de Análises Minerais - LAMIN da CPRM-SGB. Diretora do Sindicato dos Químicos e Engenheiros Químicos do Estado do Rio de Janeiro durante os mandatos 83-85 e 90-92. Subchefe da DEA durante o mandato 2003-2005. Integrante da Comissão Executiva do VIICBDMA realizado pelo Clube de Engenharia em 11-13 de agosto de 2003. Coordenadora da Comissão Temática do VIIICBDMA realizado pelo Clube de Engenharia em 20-21 de junho de 2005. Conselheira do Clube de Engenharia no período 2005-2008.
Miguel Angelo Gaspar Pinto
Eng. de Controle e Automação (Puc-2004), Mestre em Eng. Elétrica (Puc-2006), MBA em Gestão de Projetos (FGV-2009) e doutorando em Eng. Elétrica (Puc-2011). Pesquisador, Empresário e Inventor atuante na geração de soluções tecnológicas inovadoras para empresas nacionais. Desenvolve projetos de autoria própria em energia solar, inteligência artificial e robótica. Membro ativo nas divisões técnicas (DCTEC e DETI) com várias propostas para desenvolvimento e fortalecimento da engenharia nacional.
Nico Saceanu
Engenheiro Civil com especialização em Construção Civil - ENE – 1969; Aperfeiçoamento em Engenharia Econômica e Administração Industrial – A3P; Metodologia e Projetos de Desenvolvimento Urbano – IBAM . Trabalhou no Centro Nacional de Pesquisas Habitacionais – CENPHA (Coordenador da Pesquisa SINAPI), no Banco Nacional da Habitação – BNH (Assessor da Assessoria de Pesquisas, Chefe do Serviço de Acompanhamento de Obras no Departamento de Administração e Chefe da Subchefia do Departamento de Administração – Administração dos Edifícios Sede no Rio de Janeiro) e na Caixa Econômica Federal – CEF (Engenheiro da Divisão de Engenharia e da Área Patrimonial, membro da CPL, Chefe do Setor de Manutenção de Agências e Chefe da Engenharia Patrimonial).
Othon Luiz Pinheiro da Silva
Vice-Almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva é o atual presidente da Eletronuclear – Eletrobrás Termonuclear. Ele atuou como engenheiro naval do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), entre 1967 e 1974. Foi diretor de Pesquisas de Reatores do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), entre 1982 e 1984, e foi fundador e responsável pelo Programa de Desenvolvimento do Ciclo do Combustível Nuclear e da Propulsão Nuclear para submarinos entre 1979 e 1994.
Paulo Augusto Vivacqua
Engenheiro Cívil (UFES/1964), com Extensão em pontes e grandes estruturas (UFES/1964),é Economista pela CEPAL/1968, Administrador pela COOPEAD/1985, é Master os Science (Atronomy / Swinburner University of Technology / 2010). Trabalhou na UFES como Chefe do Departamento de Hidráulica, foi professor das cadeiras: de Portos e Vias Navegáveis, Hidráulica, Mecânica dos Fluidos. Fez parte na Cia Vale do Rio Doce (CVRD) como: Presidente da VALUEC (Projeto Carajás), Presidente da VALENORTE (Projetos de Alumínio), Diretor de Engenharia da Amazônia Mineração, Superintendente Geral de Planejamento Estratégico, Engenheiro Chefe de Projetos Portuários, Conselheiro da Rio Doce Estudos e Projetos, Conselheiro da Rio Doce Fosfatos. No Governo Federal foi Presidente Fundador da VALEC Engenharia e Ferrovias (Ferrovias Norte Sul, Ferronorte, Centro Nordeste). No Governo do Estado do Espírito Santo foi Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico. Foi Presidente do Conselho do Banco de Desenvolvimento do ES (BANDES)
Secretario Executivo do Conselho Intergovernamental do Corredor Centroleste, Conselheiro da Cia Docas do Espírito Santo, Conselheiro do Porto de Imbituba. Atualmente é o Presidente do Consorcio do Corredor Atlântico do MERCOSUL, é o Presidente da Academia Nacional de Engenharia, é o Professor Emérito da Universidade Federal do Espírito Santo, é Membro do Capitulo Espanhol do Clube de Roma e faz parte do Membro da Permanent International Association of Navigation Congresses (PIANC)
Ricardo de Noronha Viegas
Engenheiro Civil (1984/UGF), Engenheiro de Segurança do Trabalho (1999-PUC/RJ é um Engenheiro Prevencionista. Atualmente é Diretor Executivo da RNV Projetos e Soluções Sustentáveis e Sócio da Empresas Concremat. Foi Vice-Chefe e Secretario da Divisão Técnica de Engenharia de Segurança – DSG do Clube de Engenharia (períodos 2000/2002 - 2002/2004), Ex-Conselheiro do CREA/RJ (2006) modalidade Civil eleito pelo Clube de Engenharia. Membro do Centro Brasileiro de Estudo de Risco de Incêndio e Tecnologia – CBERTI eMembro do PMI – Project Management Institute
Sebastião José Martins Soares
Engenheiro formado na Escola Politécnica da USP (1960), com pós-graduação em Engenharia Econômica pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil (1965) e em Engenharia da Produção pela COPPE/UFRJ (créditos completados em 1971).
Foi Diretor Superintendente da FAPES – Fundação de Assistência e Previdência Social do BNDES.
É sócio e colaborador voluntário do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE) desde a sua fundação. Atualmente participa e preside o Conselho Curador dessa entidade.
Foi membro do seu Conselho Diretor em quatro mandatos não sucessivos, no período de 1979 a 2006, é filiado ao Sindicato dos Engenheiros do Rio de Janeiro.
Telma Salesa Santana da Silva
Eng. Civil-UVA ( 1984 ), Física- FTESM (1982), Mestrado e especialização em meio ambiente – Fundação Oswaldo Cruz e ENSP (2000), Especialização em Engenharia Econômica e Industrial-UFRJ ( 1988 ). Eng. Supervisão de construção-KAVA Engenharia (1985), Eng. Prefeitura (1988 ),Prof. UERJ (1996 ), Representante do SENGE no CREA-RJ – Três mandatos ( 1987, 1990,1993). Conselheira do Clube de Engenharia – Quatro mandatos (1997, 2000, 2005, 2008). Participei das DTE´S. Secretária do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis. Trabalhei em construção de estradas e supervisão ambiental na bolivia (2006).
Wagner Granja Victer
Engenheiro pela UFRJ, Administrador pela UERJ, pós-graduação na área de Gerência na FGV e Harvard. Trabalhou nos grupos Gerdau, Light e Petrobras (onde está licenciado). Foi Secretário de Estado de Energia, da Indústria Naval e do Petróleo de 1999 a 2006. Foi Conselheiro do CREA-RJ. Atualmente é Presidente da CEDAE desde 2007.
Suplentes:
Edson Avellar da Silva
Engenheiro Mecânico ENE 1956. PÓS GRADUAÇÃO: Engenharia de Produção; Marketing; Administração de Empresas; Transações Imobiliárias e Avaliação de Imóveis. Jornalista Permissionado. Governador do Rotary Internacional.Ex Secretário da ABES/RJ; Ex Diretor SBHSP; Conselheiro do CIEE/RJ; Ex Presidente da ABIGRAF/RJ; Secretário Executivo do Congresso Latino Americano da Indústria Gráfica; Membro da FEBRAE; Ex Conselheiro do CREA/RJ; Membro do Cons. Emp. de Meio Ambiente e Dês.Sustentável da AC/RJ; Ex Membro do Conselho Editorial da – Brasil Rotário e Bio. Engenheiro e Gerente das Unidades da Companhia Fiat Lux . Engenheiro de Manutenção da Deodoro Industrial e da Biscoitos Piraquê. Superintendente de Produção, Venda e Consultor do Plano de Expansão em Portugal, da AGGS Indústrias Gráficas. Diretor da Editora Fontana.Empresário da IMETA – Equipamentos de Logística. Atividades gerenciais na CEDAE de 1972/1996
Ibá dos Santos Silva
Engenheiro Agrônomo Formado na UFRRJ em 1967. Foi Professor Auxiliar de Ensino do DESR da UFRRJ. Fez curso de Comunicação Rural da OEA e Faculdade do Meio-Oeste dos EUA, na Universidad Nacional Agrária de La Molina, Lima, Peru. Trabalhou para o Ministério da Agricultura do Peru, na Zona Agrária IV, Lima Peru. Trabalhou na Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, RJ. Foi fundador do Instituto Estadual de Florestas, fundou o Parque Estadual da Chacrinha em Copacabana, RJ, descobriu as ruínas e conseguiu o Tombamento da Chacrinha e dos Arcos sobre a Ladeira do Leme,RJ. Descobriu georreferenciou as ruínas sobre o Morro da Babilônia, descobriu as Ruínas do Sistema de Defesa da Cidade do Rio de Janeiro, de 1725, RJ. Foi administrador do Parque Estadual da Ilha Grande, RJ. Descobriu o Sítio Histórico e Arqueológico de Lopes Mendes na Ilha Grande, RJ. Recomendou a criação da Primeira Reserva de Desenvolvimento Sustentável em Aventureiro, na Ilha Grande, RJ. Trabalhou no Instituto Estadual do Ambiente, INEA, RJ. Foi fundador junto Horta Barbosa e Milton Pena da DRNR do Clube de Engenharia. Foi Chefe da DTE de Recursos Naturais Renováveis por várias gestões, no nosso Clube de Engenharia. é membro do Centro Cultural da SEAERJ e sócio da SEAERJ, participou ativamente das diversas campanhas salariais dos Engenheiros pela SEAERJ. Faz parte do quadro do Instituto de Engenharia e Arquitetura do Estado do Rio de Janeiro, e como tal foi convocado pelos colegas e participou e elaborou vistorias e pareceres no Desastres Naturais ocorridos na Região Serrana, mesmo recentemente aposentado.
Clovis Augusto Nery
Graduado em ciências navais (Escola Naval / 1962) e engenheiro civil ( Nuno Lisboa / 1976). Trabalhou em navios e estabelecimentos militares da Marinha e na engenharia em canteiros de obras e escritórios. Atualmente é diretor do Clube Positivista. Foi secretário da DTE-CEC e subchefe DFM.
Jorge Luiz Bitencourt da Rocha
Engenheiro Eletricista. Mestre em Engenharia Elétrica. Chefe da DTE de formação de engenheiro. Coordenador e professor de instituições de ensino Superior do Grande Rio.
Itamar Marques Junior
Engenheiro Telecomunicações. Cursando MBA em Engenharia de PLANEJAMENTO pela COPPE-UFRJ e Graduado em Engenharia Industrial-Telecomunicações pelo CEFET-RJ. Técnico Eletrônica pelo CEFET-RJ. Atuando no Setor Ferroviário na RFFSA, CBTU, Flumitrens e atualmente na SuperVia/Odebrecht 1983/2011. Conselheiro Suplente no CREA-RJ. pelo SINTEC-RJ. Ex Inspetor Chefe do CREA-RJ na Ilha do Governador 1998/2003.Presidente ATEFER e Ex Diretor Ensino Técnico no SINTEC-RJ 2005/2008. Integrado nos Movimentos Sociais, atuou como Diretor de Políticas Externas na FAM-RIO 2007/2009. Presidência do LIONS Clube 2003/2004. Assessor do Governador de LIONS CLUBE Distrito LC1 2009/2010. Presidência da AMA Village da Ilha 3 mandatos 2005/2011 e Conselheiro do CONCRECOMPERJ. Vice-Presidente da SOCID (Sociedade Digital)
Nenhum comentário:
Postar um comentário