Programa de Ação
Chapa CLUBE DE ENGENHARIA UNIDO
O Clube de Engenharia foi edificado por inúmeros colegas, ao longo dos últimos 130 anos, como um trabalho coletivo de abnegados fundadores liderados por Conrado Niemeyer e engrandecido por Paulo de Frontin, Antonio e André Rebouças, Edison Passos, Maurício Joppert, Hélio de Almeida, Plínio Cantanhede e tantos outros.
Sentindo a responsabilidade que provém de um ideal de tantas décadas, a administração do Clube de Engenharia, hoje liderada pelo engenheiro Francis Bogossian, objetiva promover iniciativas que resultem em melhorias para a categoria profissional, empresas e sociedade em geral.
O primeiro ano de gestão que agora se encerra produziu momentos de resgate à tradição do Clube como agente de mudanças, situação reconhecida por parcela significativa do quadro social. O resgate à tradição do Clube, que o faz agente pensador do desenvolvimento, representa também o resgate da dignidade dos profissionais da engenharia, tão agredida nas últimas décadas.
O Clube, assim agindo, recuperará o atributo de fórum de debates do País, tanto no campo socioeconômico como no político e se firmará, de fato, como indutor do desenvolvimento e proteção da engenharia nacional.
O compromisso da Chapa Clube de Engenharia Unido com o corpo de associados do Clube e a sociedade em geral está resumido nas Ações descritas a seguir.
- AÇÕES PARA VIABILIZAÇÃO DA ENGENHARIA NACIONAL
1.1 Resgate dos mecanismos de proteção e desenvolvimento da nossa engenharia.
Influente essencial no desenvolvimento do País, a Engenharia Nacional precisa ser recuperada, dentre diversas medidas, pela criação de ferramentas legais e institucionais que a privilegiem. Tais iniciativas resultarão em crescimento positivo do PIB, provocado pelo aumento de contratos de serviços de engenharia, pelo crescimento de suas empresas e pelo aumento quantitativo e qualitativo das condições de trabalho da categoria.
Neste contexto, o Clube deve respaldar — junto às demais associações de classe de todo o País — a Frente Parlamentar da Engenharia no Congresso Nacional, contribuindo efetivamente com sua consolidação.
1.2 Criação dos mecanismos de financiamento e incentivo para as obras públicas de infra-estrutura.
Urge tornar coesa a voz da Engenharia Nacional na recuperação dos mecanismos de viabilização de obras públicas, restaurando e expandindo a infraestrutura nacional. Estar atento aos programas de obras de espectro amplo na engenharia, como construção de rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, usinas geradoras de energia, linhas de transmissão e distribuição, obras de saneamento e habitação, por exemplo, iniciativas “de Estado”, necessárias ao movimento perene da sociedade, é uma obrigação da administração do Clube.
Há consciência de que mesmo sendo realizados pelo segmento privado, tais empreendimentos precisam contar com a presença do estado, mormente na habitação e saneamento para a população de baixa renda, melhorando a saúde do povo, a oportunidade do emprego não especializado e a redução do nível de pobreza, fatores que se não cuidados são indutores de violência.
O cuidado com a segurança nas obras e com a condução de iniciativas que impeçam catástrofes como as acontecidas em 2009 é também alvo dos candidatos da Chapa Clube de Engenharia Unido.
- AÇÕES RELACIONADAS COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO BRASIL
2.1 Apoio ao nosso Desenvolvimento Sustentável e à definição de um Projeto para o Brasil.
A retomada do desenvolvimento é uma tese histórica do Clube a ser preservada, nela inseridos o conceito de sustentabilidade e a preocupação permanente com o meio ambiente.
Para torná-la efetiva faz-se necessário um Projeto Brasil.
Não há como manter o Clube distante da discussão de temas de fundo do interesse da sociedade, o que obriga ao seu engajamento junto a Conselhos Setoriais de todos os níveis de governo nas questões que envolvem programas e projetos relacionados com a engenharia.
É o caso do Programa Nuclear Brasileiro, da construção do submarino nuclear, do desenvolvimento industrial propiciado pelo Pré-Sal etc.
2.2 Participação do Clube no debate dos grandes temas nacionais.
Quando a sociedade demandar uma maior participação do Clube nos movimentos sociais e nacionais, serão procedidas análises e executadas as iniciativas acordadas com os associados. Aqui, é fundamental a participação do Conselho Diretor. A chapa Clube de Engenharia Unido precisa estar bem representada nesse colégio.
O Clube é uma entidade da sociedade civil brasileira com missão social e, em sua centenária vida, comprometeu-se com as lutas soberanas reclamadas pela Nação. Não há como renunciar a esse compromisso.
- AÇÃO DE ENGAJAMENTO NO DESENVOLVIMENTO DO RIO DE JANEIRO E DEMAIS CIDADES DO ESTADO
Francis Bogossian é o coordenador da Frente Pró-Rio, uma iniciativa da qual não se afastou no exercício da presidência do Clube. Pelo contrário, vem agindo de forma a garantir ao Clube o engajamento efetivo nas questões ligadas ao desenvolvimento do Estado, principalmente na recuperação de suas condições urbanas — aqui vistas de uma forma geral que inclui, mais que tudo, a engenharia. Os candidatos da Chapa Clube de Engenharia Unido entendem que a violência que campeia nas áreas menos assistidas da população é efeito de uma ainda muito pequena participação da engenharia naquela citada recuperação.
- AÇÃO DE VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL LIGADO À ENGENHARIA
4.1 Valorização das profissões ligadas à engenharia, destacando-se a remuneração salarial e as condições de trabalho dignas.
Apoiar as reivindicações de melhores salários e condições de trabalho justas, tanto na área pública quanto privada, mediante a participação em grupos de pressão que almejam tais conquistas.
Priorizar, utilizando as facilidades operacionais do Clube, a realização de cursos que contribuam com a ascensão profissional, introduzindo uma política de subsídios que viabilize aos profissionais a possibilidade de seu aperfeiçoamento, incentivando o profissional empreendedor. Na busca destes objetivos é obrigatório o entrosamento com entidades e instituições que também os persigam, assim viabilizando suas efetivação.
4.2 Apoio às atividades do profissional liberal e do microempresário.
Este apoio inclui a luta pela simplificação e a redução de taxas e impostos. O bom resultado dessa luta é um multiplicador das atividades ligadas à engenharia.
A constituição de cooperativas desses profissionais, principalmente os aposentados ou desempregados deve ser debatida como importante linha de ação.
4.3 Fortalecimento das atividades das Divisões Técnicas do Clube.
É indiscutível a delegação de maior responsabilidade e capacitação às Divisões Técnicas do Clube, pois a Chapa Clube de Engenharia Unido entende que elas são o fórum natural de debates da Engenharia.
Sua atuação deve garantir eventos com maior liberdade, dentro de um espírito ético que propiciará a cada uma das DTEs a força de emitir pareceres, pelo Clube, em temas de interesse nacional.
Funcionamento racional e divulgação dos trabalhos das DTEs são compromissos operacionais colocados como prioritários na Chapa Clube de Engenharia Unido.
As DTEs são a porta natural de entrada de novos sócios. É obrigatório manter seu prestígio, ampliando o suporte às suas iniciativas.
O cuidado com a Formação Profissional, objetivo permanente da DTE respectiva, inclui-se como elemento motriz na reformulação do Ensino de Engenharia no País. Este compromisso é fundamental na inserção do Clube na questão da qualidade do exercício profissional.
- AÇÃO DE DEMOCRATIZAÇÃO DO CLUBE DE ENGENHARIA
A Direção do Clube, eleita pela Chapa Clube de Engenharia Unido, vem respeitando a opinião dos associados, ouvindo-os e compreendendo-os.
Investimentos, metas e prazos vês sendo disponibilizados à apreciação do Quadro Social. É o compromisso do Clube com a democracia e a transparência de gestão.
- DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES RECREATIVAS, CULTURAIS E CÍVICAS
O Clube é, também, uma entidade cultural concernente com a realização de eventos artísticos e de cunho intelectual e cívico.
Assim sendo, deve dedicar-se à manutenção em alto nível de sua biblioteca, fonte referencial aos pesquisadores da história da engenharia, do Clube, do Estado e do País, além da utilidade ao jovem profissional, herdeiro legítimo da entidade centenária.
- AÇÃO DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO DO CLUBE
7.1 Cuidados com o patrimônio físico do Clube
Buscar os incentivos governamentais voltados para edificações com acervo histórico, junto ao Ministério da Cultura. É o caso do Clube.
Criar o Espaço de Referência da Engenharia Nacional, função precípua desse Ministério, a de criar Centros Repositórios da Memória Nacional.
Os candidatos da Chapa Clube de Engenharia Unido comprometem-se com a proposta da atual Direção de prosseguir revertendo a tendência de redução do número de associados, bem como promover ações de recuperação do edifício-sede, garantindo às gerações futuras condições de um pleno e digno funcionamento da entidade.
7.2 Preservação da representatividade do Corpo Social como expressão verdadeira do universo de profissionais de engenharia.
Reunir no Clube o maior número possível de associados que se afastaram da entidade nos últimos anos, resultado imediato que virá da constatação do trabalho sério da nova Direção.
Reabrir as portas do Clube aos empresários das profissões tecnológicas que vêm gradativamente se desligando do Corpo Social, por desânimo justificado.
Romper o isolamento atual com parcerias permanentes, aí incluídas a SEAERJ, o Sindicato dos Engenheiros, o CREA-RJ, os Clubes de Engenharia de outros Estados, a AEPET e tantas outras meritórias entidades de classe.
- MANUTENÇÃO DO FÓRUM PERMANENTE DE DISCUSSÃO E ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES DE EXPLORAÇÃO DO “PRÉ-SAL”
O reconhecimento da importância desta riqueza nacional, descoberta pela tecnologia desenvolvida no País pela Petrobrás, constitui obrigação de cuidado aos candidatos da Chapa Clube de Engenharia Unido.
Os resultados da atuação do Clube nesse contexto são de domínio público. É fundamental manter o Conselho Diretor atento aos desdobramentos do assunto, seja no que tange às iniciativas do Parlamento, seja em tudo aquilo que alcance as preocupações de interesse da engenharia e do País.
Nenhum comentário:
Postar um comentário